Solicitação de vistos

Solicitação de vistos

Solicitação de vistos

Solicitação de vistos

Como solicitar um visto de trabalho na Alemanha, como tirar o visto de estudante de alemão ou estudar numa universidade em Berlim, o que é o Cartão Azul – Blue Card ou o visto de trabalho para autônomos (freelancer) na Alemanha, entre outros? Quais são o requisitos para obter a cidadania alemã, tirar um visto para aprender alemão, estudar, trabalhar ou morar com a sua família na Alemanha? 

Brasileiros podem permanecer até 90 dias na Alemanha sem necessidade de um visto, apenas como turista. Nesses 3 meses, você pode fazer um curso de alemão ou transitar pela União Europeia livremente. Porém, se o seu plano é ficar por mais tempo – para trabalhar, estudar ou viver na Alemanha – é necessário planejamento. Apenas a permissão de estudante ou de reunião familiar pode ser solicitada diretamente na Alemanha, com o status de turista; permissões de trabalho devem ser organizadas antes da sua chegada e solicitadas na Embaixada ou Consulado da Alemanha no Brasil ou em seu país de residência. Chegar na Alemanha como turista e solicitar um visto de trabalho, infelizmente, não é possível. 

A Rampa informa e oferece suporte completo com todos os trâmites para a solicitação de permissão de residência na Alemanha. Auxiliamos em todas as etapas: desde preencher os formulários, conferir toda a documentação, fazer o agendamento de um horário no Departamento de Imigração (Ausländerbehörde), orientações gerais, acompanhamento pessoal à sua entrevista e tudo o que for necessário necessário para conseguir a sua permissão de residência na Alemanha sem contratempos.

Em geral, levamos entre duas semanas a um mês e meio para concluir um processo de permissão de residência na Alemanha (o tempo de tramitação varia entre cidades).

Estes são os tipos de visto e permissão de residência mais requisitadas por brasileiros na Alemanha:
(Clique sobre o texto para acessar as páginas específicas)

→ Visto de estudante (curso de alemão / universitário)

→ Visto de trabalho (Qualificado / Blue Card / Autônomo / Pesquisador)

→ Visto de reunião familiar

→ Visto de Au-Pair / Ano social de trabalho voluntário (BFD / FSJ)

→ Visto Work and Holiday / Estágio

Garantimos um agendamento no Ausländerbehörde, mas reforçamos que não podemos escolher uma data exata; marcamos sempre a primeira disponível no sistema. Não podemos acelerar processos, mas asseguramos que toda a tramitação corre tranquilamente, dentro dos prazos e sem contratempos, resultando em um processo de permissão de residência na Alemanha de sucesso

A taxa do Departamento de Imigração para emissão de permissões de residência, em geral, é de 50 Euros para menores e 100 Euros para maiores de idade. 

A Alemanha é rigorosa em relação à permanência para estrangeiros de fora da União Europeia – ficar ilegal não é uma opção e pode causar graves problemas legais, como deportação, multas e proibição de entrada por pelo menos 5 anos na Europa. Por isso, se você deseja vir para a Alemanha para permanecer, informe-se bem, com antecedência, e solicite o melhor tipo de visto/permissão para o seu caso. 

É importante entender que é possível converter e transitar entre os vários tipos de permissões na Alemanha, se os requisitos forem preenchidos, e assim seguir um caminho ascendente, conquistando cada vez mais espaço e direitos.
Por exemplo, pode-se começar com um visto de estudante de alemão, que tem até 2 anos de duração para aprender a língua e atingir o nível B1 intermediário. Ao final do 2o ano, é preciso tomar um rumo: o mais comum para jovens é se inscrever no ano preparatório para a universidade (Studienkolleg) ou em um curso técnico profissionalizante (Ausbildung), e assim converter a sua permissão de residência para estudante de nível superior (Studium). Saindo da universidade ou Ausbildung, com um diploma ou certificado na mão, tem-se até 18 meses para conseguir um emprego e evoluir para a permissão de trabalho. Quem se formou na Alemanha, após 2 anos trabalhando na sua área, tem direito a solicitar a residência permanente (Niederlassungserlaubnis): esse visto concede plenos direitos de permanência, trabalho, estudo e reunião familiar, sem qualquer impedimento. Depois de no mínimo 5 anos vivendo e trabalhando na Alemanha, pode-se solicitar a cidadania alemã por naturalização (Einbürgerung) – como sempre, se preencher os requisitos, o caminho é ascendente!

Outro exemplo: você se casou com um alemão ou cidadão da UE, mas a união não deu certo e vocês decidiram se separar antes dos 3/5 anos necessários para obter o visto permanente. E agora? Bem, existem vários caminhos. Antes de mais nada, no momento em que o processo de divórcio é iniciado, o casal ainda tem um ano de separação (Trennungsjahr) antes de comparecer perante um tribunal e assinar o divórcio oficialmente. Ou seja: a pessoa tem um ano para se organizar e pensar em qual tipo de permissão de residência ela irá solicitar depois disso. Importante é sempre pensar no contexto como um todo e, principalmente, na qualificação: a reunião familiar pode se converter em uma permissão de residência enquanto autônomo, estudante ou mesmo um visto de trabalho. Se a pessoa já estiver trabalhando e comprovar que se sustenta por si mesma, a chance de conseguir permanecer, mesmo depois do divórcio, é enorme.

→ Existem diversos caminhos possíveis para permanecer e trabalhar na Alemanha. Entre em contato e teremos prazer em informar sobre as possibilidades de renovação e conversão de permissões de residência alemãs!

→ Importante: não podemos garantir que a sua permissão/visto será aprovado, já que a palavra final é sempre das autoridades alemãs, mas garantimos que o seu processo será feito de maneira completa e correta. Também não temos influência no tempo de tramitação para acelerar processos! Por isso, recomendamos que tudo seja feito com antecedência e rigoroso planejamento.