Visto de reunião familiar

Visto de reunião familiar

FAQ

Se for menor de idade, é possível, desde que você assuma legalmente a guarda da criança (Minderjähriges Sorgerecht) antes da vinda dela – um processo que leva tempo e não é nada fácil.
Se o jovem for maior de idade, não é possível; ele terá que solicitar um outro tipo de visto.
Exceções: jovens portadores(as) de deficiências ou que necessitam de cuidados especiais e que não tenham outro familiar que possa se responsabilizar por ele(a).

Para os filhos e cônjuges, sim. 
Menores de idade com nacionalidade alemã ou da UE têm direito ao reagrupamento familiar com os pais até atingir a maioridade.
Para maiores de idade: apenas comprovando que o pai / mãe / avós são dependentes, você pode sustentá-los plenamente e existe espaço suficiente na residência (um quarto) apenas para eles.

Não. O visto de reunião familiar só é emitido para pessoas casadas oficialmente e seus filhos e filhas. União estável, infelizmente, é suficiente para a reunião familiar.

Filhos e cônjuges de quem tenha cidadania alemã ou da UE, autorização permanente ou visto de trabalho / cientista / pesquisador. O visto de estudante não dá direito ao reagrupamento familiar, salvo exceções.
O parente que já vive na Alemanha tem que comprovar renda suficiente para manter a família, sem que seja preciso recorrer ao auxílio social do Estado.

Todo cidadão alemão, cidadão da UE ou que possuir um visto de trabalho tem o direito de trazer o/a cônjuge e os filhos para viver, trabalhar e estudar na Alemanha, com plenos direitos de permanência e também de trabalho.

O visto pode ser solicitado já em solo alemão:
• se o cônjuge ou os pais já estiverem registrados na Alemanha
• caso o cônjuge ou pais e filhos viajem juntos para a Alemanha

Principais requisitos:

  • Para cônjuges: certidão de casamento com apostila de Haia e tradução juramentada (casamentos homoafetivos são igualmente reconhecidos) 
  • Para filhos menores de idade: certidão de nascimento apostilada e com tradução juramentada
  • Se apenas o pai ou a mãe estiverem presentes, apresentar a guarda unilateral do menor de idade, feita em cartório no Brasil, com tradução juramentada
  • Comprovar condições financeiras para manter o(a) esposo(a) e filhos(as), caso ele(a) não tenha um trabalho
  • Todos os membros da família devem estar registrados (ter o Anmeldung) no mesmo endereço

O visto de reunião familiar está sempre vinculado ao cônjuge ou aos pais, se a criança for menor de idade. Se um dos membros do casal perde o emprego ou se há uma separação, tem-se tem 6 meses para encontrar outro trabalho ou solicitar outro visto. Idealmente, a pessoa deve estar trabalhando para assegurar a extensão da sua permanência na Alemanha;
Uma vantagem é que o seguro de saúde também é estendido para os membros da família (que tenham renda inferior a 520€) em um plano familiar gratuito. Casais também tendem a pagar menos imposto de renda, ao fazer a declaração anual em conjunto.

Jovens maiores de idade (18 anos) já não tem mais direito a reunião familiar com os pais e devem solicitar um visto de maneira independente, mesmo que more com os pais na Alemanha (por exemplo, de estudante). 

Confira o checklist de documentos necessários para a solicitação do visto de reunião familiar aqui.

→ Tem vontade de trazer a sua família para viver na Alemanha? Nós indicamos os caminhos.

Glossário & Dicas

Também chamado de Familiennachzug, é o nome do visto de reunião familiar em alemão.

É a certidão de casamento, que deve estar devidamente apostilada e com tradução juramentada. 

Certidão de nascimento – também deve estar devidamente apostilada e com tradução juramentada para ser aceita.

É a guarda oficial de um menor de idade, em alemão.